Comunicação e Gestão de Projetos. Cultura e Desenvolvimento
Home / Jardim Amanda / Quebrada é quebrada

Quebrada é quebrada

O Jardim Amanda é ou não é uma quebrada que dá orgulho.

Foto: Mauricio Vicente

 

É quebrada dos manos e das minas, das tiazinhas e dos tiozinhos, dos trabalhadores e das trabalhadoras. É dos mauricinhos e das patricinhas, do busão lotado na hora do pico, do fim de semana agitado, dos esculachos da polícia e do relaxo da política. O Amanda cresceu e desenvolveu.

Na quebrada tem de tudo, bancos, hiper e super mercados, mercadinhos, mercearias e botecos, teatro, ainda não funciona, campo e pista de skate abandonado. Igreja é o que não falta. Sim! O Amanda é quebrada e os amigos se encontram pra tomar uma gorduchinha.

Em 1995 o Jornal Correio Popular em uma edição dominical publicou uma reportagem de capa, descrevendo e comparando o Jardim Amanda à baixada fluminense. Contaram histórias de cinema. Naquela época, o bairro não tinha asfalto, a água era de barro e demorava chegar as torneiras. Em tempos seco, a poeira era companhia de primeira, na chuva a lama dominava.

Pois é, trinta e três anos de bairro, muitas histórias. A emancipação da cidade contou com a participação da quebrada. De lá para cá muitas coisas mudaram, o asfalto chegou, o saneamento básico também e a fama do Jardim Amanda continua o mesmo, até hoje, mas agora para melhor. Muita gente que foi embora quer voltar, quem está aqui, não quer sair. E então! O Amanda é ou não é quebrada que dá orgulho.

10 Comentários

  1. Mônica de Almeida

    Nossa amo meu bairro tenho muito orgulho do meu Amanda e a quebrada mais organizada que conheço. Odeio que falem mal desse bairro incrível. Claro que temos muita coisa ainda pra melhorar que nossos governantes deixam de lado ….. Mas como se Diz quem faz a casa são os moradores e amo meu bairro admiro muito bairro de gente trabalhadora. Gente onesta…

  2. Cleuza Arruda

    Eu vivi tudo isso aí, e conseguimos resistir as tempestades kkk Ainda moro no Amanda desde 94 ,morei em 87 e fui embora, mais voltei em 94 . Amo o Amanda e não pretendo sair daqui Outra coisa, aqui é o lugar do aconchego, tem , paranaense, cearense, baiano, piauiense e muito mais Na minha opinião, Amanda dá orgulho sim!!

  3. Sérgio de Souza

    E a memória desse bairro impar sendo resgatada e defendida por um grande jornalista e articulador: Luciano Medina

  4. Amo meu jardim Amanda moro nesse bairro a 26 anos, ja vivi de tudo nesse lugar mais nao troco por outro ,se quiser me ver nervoso e so falar mal do meu querido Jardim Amanda

  5. Nossa como eu gosto do meu bairro me mudei em 1987 era uma criança ñ tinha nada aqui nem escola tinha que ir pra Monte mor estudar e vê como ficou hoje muito lindo tem de tudo muito orgulho do Amanda ñ troco por nenhum outro lugar mesmo com toda a fama que o bairro adiquiriu kkkkkkkk uma vida inteira aqui ❤❤

  6. Val bernardes

    Ah meu amado bairro já estou aqui a 30 anos tenho orgulho de ti e há milhares igual a mim que não te trocam por nenhum outro.aqui não tínhamos nada hoje o que quiser é só procurar somos um bairro que possui bancos.lotéricas .mercados grandes e pequenos e um povo acolhedor ..sou Amanda de coração.

  7. Tamo junto melhor bairro do mundo defendo AMANDA por que desde dos 5 anos morando nele já busquei muita água de carrinholá, tomei banho de mangueira na caixa d água da rua 2 minha MÃE lavou roupa,louça,bebemos muita água de barrro,esperamos por muito tempo caminha pipa trazer água a fila era enorme até caminhao dos Bombeiros já foi acionado a trazer era difícil joguei muita bolinha de gude nas ruas de terras soltei muito pipas nos terrenos baldios,era um alivia quando caminhão pipa jogava água nas ruas para baixar o pó…ufa…minha Estória e de minha família de onze irmãos no AMANDA longa mas apesar de tudo isso e + um pouco VENCEMOS por que amo JD AMANDA….

  8. Maria Cecília perez

    Eu amo o amanda de paixão antes de morar aqui morava em um bairro da zona norte de São Paulo 33anos quando vim pra cá demorei a me acostumar mas hoje quando o ônibus entra na avenida Santana eu sinto calor humano gente quem fala mal do amanda é pq não conhece o jardim amanda é uma quebrada que me enche de orgulho.

  9. O Amanda tem histórias moro aqui des de 87 já vi de tudo aqui os que aqui estaõ até hoje saõ vitoriozos o amanda é nossa quebrada ,onde conhecemos todos aqui.é nós e um forte abraços a tds Amandense

  10. PAULO CÉSAR

    Eu amo minha quebrada , cheguei aqui em 90 quantas lutas e historias, ….o ônibus que pulava tanto nos buracos que o pé de frango da marmita ia parar nos pés do motorista, o poerinha que ninguém sentava nas cadeiras sujas rsrsr, …. sou filiz de morar aqui !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luciano Medina